No Maranhão

Pacientes denunciam falta de insulina há 2 semanas em Imperatriz

O medicamento é fornecido em 5 unidades de saúde, pelo SUS, mas município alega falha na entrega.

Imirante Imperatriz

- Atualizada em 28/11/2023 às 18h23
Centro de Especialidades Médicas. Foto: Divulgação
Centro de Especialidades Médicas. Foto: Divulgação

IMPERATRIZ - Cerca de 600 pacientes que fazem uso de insulina para controle de diabetes, em Imperatriz, estão cadastrados para receber a medicação ofertada pelo Sus, no Centro de Especialidades Médicas, mas há duas semanas o medicamento está em falta. 

Os usuários têm ido quase diariamente aos postos de entrega nos últimos dias em busca da medicação e temem complicações de saúde sem o acesso à injeção de insulina, que auxilia no controle dos níveis de glicose do organismo.

Além do Centro de Especialidades médicas, quatro Unidades Básicas de Saúde fazem a distribuição em Imperatriz, mas em todos os pontos há o registro da falta. Segundo a coordenadora da Farmácia Básica do município, houve uma falha na entrega das doses por parte da Regional de Saúde do Governo do Estado. 

Os usuários têm ido quase diariamente aos postos de entrega nos últimos dias em busca da medicação. Foto: Divulgação
Os usuários têm ido quase diariamente aos postos de entrega nos últimos dias em busca da medicação. Foto: Divulgação

Ofícios e notificações foram encaminhados à Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Em nota, a A Secretaria de Estado da Saúde informa que o abastecimento está sendo restabelecido e até sexta-feira (1) o estoque será direcionado às regionais de saúde e aos municípios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.