'Operação Senhores das Armas'

Gaecos do Pará e Maranhão desarticulam organização criminosa especializada na venda ilegal de munições

Entre os presos, está uma advogada; ao todo foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão.

Imirante.com, com informações do MP-MA

Material apreendido durante a operação.
Material apreendido durante a operação. (Foto: Divulgação / MP-MA)

IMPERATRIZ - Uma operação conjunta, denominada ‘Senhores das Armas’, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (14), pelos Grupos de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco) do Pará e Maranhão, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na venda ilegal de munições. Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva e 23 ordens de busca e apreensão domiciliar e empresarial deferidas pela Justiça do Pará contra suspeitos de integrar o esquema.

As ordens de prisão e mandados de busca e apreensão alcançaram alvos situados nas cidades de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Rurópolis e Itaituba, no Pará, e ainda nas cidades de Imperatriz, Edson Lobão e João Lisboa, no Maranhão. Além das prisões preventivas, foram realizadas prisões em flagrante e apreensão de armas, munições, celulares, tabletes, drone, cheque, pólvora e documentos relativos ao objeto da investigação.

A investigação conjunta dos Gaecos do Pará e Maranhão iniciou há mais de oito meses, quando foi verificado, a partir das apreensões de munições feitas pela Polícia Civil do Pará, que uma associação criminosa estabelecida no Maranhão vem comercializando munições ao longo da Rodovia Transamazônica, na região do sudeste e sudoeste do Pará.

Os presos foram apresentados para o delegado de polícia das respectivas cidades pela PRF e agora aguardam a audiência de custódia. Dentre eles, encontra-se uma advogada, para a qual foi acionada a comissão de prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

‘Operação Senhores das Armas’

A operação ‘Senhores das Armas’ foi instaurada no âmbito do Gaeco com o objetivo de investigar condutas ilícitas tipificadas na Lei Federal nº 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento), em especial, a venda de munições ilegais que vem sendo praticada pela associação criminosa formada entre os investigados.

A operação também contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Civil e dos Grupos de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional do Pará e do Maranhão (GSI/MP-PA e CAEI/MP-MA)

O processo ficará sob sigilo até que o cumprimento das ordens seja formalmente comunicado ao Juízo de Altamira, que as deferiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.