Condições sanitárias

Justiça dá prazo para Caps mudar de endereço após infestação de ratos, em Imperatriz

A Ação foi ajuizada pela Defensoria Pública de Imperatriz que solicitou a desratização do ambiente.

Imirante.com / Imperatriz

Atualizada em 12/10/2023 às 17h39
Péssimas condições sanitárias do Caps IJ é a causa de ajuizamento de ação judicial. (Foto: Divulgação)
Péssimas condições sanitárias do Caps IJ é a causa de ajuizamento de ação judicial. (Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - Uma decisão assinada pela juíza Ana Lucrécia Bezerra Sodré, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Imperatriz, determinou que a Prefeitura de Imperatriz promova a mudança de local do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps IJ) para outro com espaço apropriado, além de assegurar o fornecimento de materiais, insumos e produtos necessários à prestação dos serviços de saúde. 

A Ação foi ajuizada pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA), que solicitou um prazo de 20 dias para a mudança de endereço e 72 horas para a imediata desratização do ambiente, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 10 mil, depois que uma série de irregularidades sanitárias, estruturais e de funcionamento foram encontradas no local, inclusive a infestação de ratos.

De acordo com a decisão, o profissional responsável pela limpeza do Centro já teria matado o correspondente a trinta ratos em quarenta e oito horas, além de uma profissional ter sido afastada por ter contraído leptospirose. Foi constatada na vistoria a presença de fezes roedores no fundo do prédio, um indicativo da presença atual dos animais e da ausência ou ineficiência do controle de pragas no local. 

Também foi constatada ainda a ausência de gás de cozinha há mais de semana, impedindo a regular preparação de refeições, ausência de material destinado à realização de oficinas com os pacientes, além da inexistência de telefone institucional. Na decisão também ficou marcada uma audiência de Conciliação para o dia 14 de novembro.

Gás de cozinha também está em falta no Caps IJ de Imperatriz. (Foto: Divulgação)
Gás de cozinha também está em falta no Caps IJ de Imperatriz. (Foto: Divulgação)

O coordenador do Caps, Alberto Clésio, informou que a mudança está sendo providenciada, e já foi enviado ao Ministério da Saúde a proposta de construção própria para o Caps IJ. Disse que a coordenação mantém contato com a comissão de pais gestores pra alinhar propostas de mudanças para um novo espaço, para melhor atender o público.

Em nota, a Prefeitura de Imperatriz informou que o Município já tem conhecimento da situação e a mudança está sendo providenciada. Ainda de acordo com a prefeitura, a situação já estava sendo solucionada, antes de processo judicial. 

Leia a íntegra da nota da Prefeitura de Imperatriz

"A Prefeitura informa que o Município já tem conhecimento da situação e a mudança está sendo providenciada. A situação já estava sendo solucionada, antes de processo judicial. A Secretaria de Saúde, há alguns meses, está a procura de outro imóvel que possua as condições para instalação do CAPS IJ, mas encontrar edificação pronta  que atenda todas as exigências sanitárias e de tamanho do espaço, não tem sido fácil.

No entanto, no início desta  semana uma casa foi localizada e as tratativas e negociações para locação estão em curso. E uma comissão de pais e gestores foi montada para discutir e alinhar as propostas de mudanças para um espaço que atenda melhor ao público.

Quanto à infestação de ratos, é devido a localização próxima a oficina que acumula muito entulho. Mas estão sendo feitas desinfecções periódicas, conforme o protocolo sanitário indica, com prazos de 30/60/90 dias. Já foram feitas duas aplicações - e a última, a menos de 30 dias. A terceira está agendada e será realizada quando completar o prazo indicado.

E, para resolver em definitivo, após 20 anos de existência, o CPS IJ terá prédio próprio. A Prefeitura já está com a proposta de construção cadastrada no Ministério da Saúde e, em breve, o Centro terá instalações próprias."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.