Fenômeno

VÍDEO: reentrada de satélite na atmosfera é registrada por moradores do Maranhão

Segundo especialistas, o fragmento visto é resto de um pequeno satélite da rede Starlink, lançado em 2020.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h29

IMPERATRIZ - A reentrada de um satélite na atmosfera terrestre foi visto por volta das 23h dessa sexta-feira (28), e iluminou o céu de Imperatriz, no sudoeste no Maranhão. Segundo especialistas, o fragmento visto é resto de um pequeno satélite da rede Starlink, lançado em 2020. O fenômeno também foi visto de algumas cidades do Tocantins.

Pelas imagens é possível ver o objeto brilhante cair lentamente, com um rastro azulado, se fragmentar e depois desaparecer. Uma das principais evidências de que se tratava de um lixo espacial foi a lentidão do movimento, que durou mais de 20 segundos.

Fenômeno foi visto de cidades do Maranhão. (Foto: Reprodução / Rede Social)
Fenômeno foi visto de cidades do Maranhão. (Foto: Reprodução / Rede Social)

Em entrevista ao g1, o astrônomo Júlio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas (SP), afirma que o mais provável é que se trate de um satélite do projeto Starlink, da empresa espacial SpaceX, do bilionário Elon Musk. A ideia deste projeto é fornecer internet via satélite em todo o planeta, sendo que já foram lançados 1,8 mil satélites Starlink desde o começo das operações.

Ainda de acordo com o astrônomo, a queda desses satélites não é algo incomum. Muitos deles são inclusive projetados para retornar para a terra quando cumprem as funções para as quais foram enviadas ao espaço. Como a reentrada na terra é muito violenta os objetos não atingem o solo inteiros, se desintegrando parcialmente durante a queda. Mesmo assim, é possível que placas ou pequenas partes chamuscadas acabem caindo na Terra.

"Tinha a previsão de reentrada de dois objetos [para o horário aproximado em que o vídeo foi feito] , a gente não pode afirmar qual dos dois é. O que a gente sabe é que foi um do Starlink, agora qual dos dois fica um pouco difícil", explica Jpulio Lobo.

De acordo com Júlio Lobo disse que é importante que quem presencie um fenômeno do tipo faça um relato no site Exoss, que reúne informações do tipo no mundo todo. As colaborações permitem que profissionais da astronomia analisem o que aconteceu e melhorem o monitoramento.

A queda dessa sexta-feira já conta com uma colaboração, feita por uma moradora de Carolina (MA), identificada como Jackeline Susani, que viu o fenômeno, mas não conseguiu filmar.

"Foi muito brilhante, tinha uma bola maior e várias pequenas tudo junto, e ele passou lentamente, do ângulo que eu vi era como ele 'estivesse dando a volta na terra', foi incrível”, conta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.