IMPERATRIZ - Dos quase 100 testes realizados em abrigos na cidade de Imperatriz, 15 deram positivo: três pessoas na escola Tiradentes, seis no Parque de Exposições e seis na Quadra da Caema, que são os abrigos com maior número de pessoas, quase 200.
O relatório acumulado das ações da equipe da saúde na última semana em cinco abrigos de Imperatriz realizou quase 200 consultas e um total de 723 atendimentos.
Leia mais:
Maranhão tem 31 cidades prejudicadas ou em alerta por chuvas intensas
VÍDEO: moradores improvisam balsa de tambor para retirar carros de enchente em ITZ
Animais ilhados são resgatados por bombeiros e voluntários em Imperatriz
Além de aferição de pressão e glicemia, atendimento social, as famílias desabrigadas pela enchente do rio Tocantins que estão nesses locais tiveram acesso a testes de Covid-19 e imunização contra a doença.
Também houve resistência quanto à vacinação com a recusa de desabrigados no Parque de Exposições em receber a dose do imunizante.
O trabalho das equipes de saúde deve continuar e ser realizado em todos os abrigos da cidade. Os que testaram positivo foram encaminhados para o devido tratamento.
Em Imperatriz, equipes de bombeiros de outras cidades reforçam o trabalho realizado pelos militares do 3º BBM, uma operação para auxílio aos afetados é realizada durante todo o dia. Transporte de pessoas dos locais alagados, entrega de cestas básicas, distribuição de quentinhas, resgate de animais, transporte de bens e entrega de medicamentos estão entre as ações desempenhadas pelos profissionais.
A Defesa Civil Estadual contabiliza 1.356 famílias desabrigadas e desalojadas em todo o Maranhão. Aquelas famílias que necessitam de auxílio estão sendo amparadas pelo poder público e acomodadas em abrigos.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz não foi notificada a respeito de casos positivos de Covid-19 em pessoas testadas, pela Secretaria Estadual de Saúde, nos abrigos da cidade.
Veja a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz não foi notificada a respeito de casos positivos de covid-19 em pessoas testadas, pela
Secretaria Estadual de Saúde, nos abrigos da cidade. O órgão estadual realizou a testagem, verificou os casos positivos, porém não informou à secretaria para as tomar providências.
Entretanto, a Semus, por meio da Atenção Básica, já faz o acompanhamento contínuo das famílias que se encontram nos abrigos e identificou os pacientes, organizou o espaço para o isolamento e tem feito acompanhamento constante das famílias.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que os casos identificados, a maioria está assintomáticos outros com sintomas leves e são pessoas vacinadas, inclusive alguns com terceira dose contra covid-19.
Uma equipe de Estratégia de Saúde da Família retorna no período noturno ao abrigo para acompanhamento desses casos.
Saiba Mais
- Rio Grande do Sul confirma 20ª morte por leptospirose após enchentes
- Veja cuidados para evitar doenças e acidentes após as enchentes
- Força-tarefa tenta proteger obras de arte no Rio Grande do Sul
- FAB leva 34 toneladas de doações às vítimas de enchentes no RS
- Gaúcho, técnico do Sampaio Corrêa vive dias de apreensão: "não tem comida, não tem nada"
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.