Coronavírus

Primeiras doses de vacina contra covid-19 são aplicadas em Imperatriz

A vacinação ocorrerá por etapas, de acordo com os grupos prioritários.

Imirante.com, com informações da Assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Emanuel Braga Bastos foi o primeiro vacinado contra o coronavírus em Imperatriz.
Emanuel Braga Bastos foi o primeiro vacinado contra o coronavírus em Imperatriz. (Divulgação / Prefeitura de Imperatriz)

IMPERATRIZ - A aplicação das primeiras 3.260 doses da vacina contra o coronavírus que chegaram a Imperatriz na tarde desta terça-feira, 19, contemplam apenas trabalhadores da saúde da linha de frente de combate a covid-19 e idosos institucionalizados (que vivem em abrigos - Lar São Francisco, Vila João XXIII e Casa do Idoso Renascer). A vacinação ocorrerá por etapas de acordo com os grupos prioritários.

O prefeito Assis Ramos comemorou a chegada da vacina. “Com ela, veio a esperança e a certeza que estamos prestes a conviver sem este mal. Agradeço ao presidente Bolsonaro, ao Governador Flavio Dino, aos nossos servidores da saúde e todos os envolvidos neste processo. Estamos extremamente felizes em estar iniciando a vacinação em Imperatriz”, disse.

A secretária de Saúde, Mariana Jales, esclareceu durante coletiva de imprensa que marcou início da vacinação que todos serão vacinados. “Na primeira fase iremos vacinar todos os servidores da saúde, mas como as doses chegarão fracionadas aplicaremos gradativamente. Nesse primeiro momento, vacinaremos apenas os da linha de frente, mas todos da saúde serão imunizados, assim como toda a população posteriormente”, afirmou.

A aplicação dessa primeira etapa será feita nas próprias instituições de saúde. Nesta quarta feira serão vacinados servidores do Hospital Municipal de Campanha, UPA São José e UPA Estadual; na quinta feira: alas covid do Socorrão, Socorrinho e Materno Infantil; sexta feira: Samu e Macrorregional.

O primeiro vacinado na cidade foi o enfermeiro da Unidade de Pronto Atendimento, UPA São José, Emanuel Braga Bastos. Hipertenso, diabético e com histórico de AVC, dois marca passos e covid com 50% do pulmão comprometido, ele deixa um recado a população: “Estou muito feliz. Essa vacina é a esperança da volta do abraço no filho, na esposa e de voltar a rotina de trabalho que tínhamos antes da pandemia. As pessoas não precisam ter medo, pois essa é a chance de termos nossa vida de volta”.

Na abertura da campanha, além de Emanuel, mais nove pessoas foram imunizadas: Mario Gomes Pereira, tecnico de enfermagem do Hospital de Campanha de Imperatriz; Aldicleya Lima Luz, Médica do HM Infantil; Francisco Soares de Souza, motorista de ambulância do Hospital Unimed; Maria Lucineide Vieira Silva, Técnica de enfermagem do Hospital Santa Monica; Andrea Nappo, infectologista, que atuou na construção dos planos de estratégia para atendimento da covid 19 em Imperatriz e servidora do Macrorregional; Roncy Cleber Costa Pereira servidor do Materno Infantil; Idelte Costa Falcão, Tec de enfermagem da UPA Estadual e a indígena Sônia Guajajara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter e Instagram e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.