IMPERATRIZ- O Serviço de Atendimento Médico Móvel de Urgência (Samu), Regional de Imperatriz, realizou mais de 60 mil atendimentos de urgência e emergência pré-hospitalar nos últimos anos.
De acordo com levantamento do órgão, entre janeiro de 2017 e outubro de 2020 foram realizados 64.113 atendimentos na cidade, com uma média de 16.028 por ano; 1.336 por mês; e 45 por dia.
O número de atendimentos às vítimas de acidentes de trânsito também chama a atenção. Do total de atendimentos realizados, 8.862 foram de vítimas acidentes, com uma média de 2.216 por ano; 185 por mês; e 6 acidentes por dia.
Os dados mostram ainda que de janeiro a outubro de 2020 foram registrados 1.500 acidentes de trânsito com 1.821 vítimas e 12 mortes nas ruas de Imperatriz, com o Centro registrando a maior parte dos acidentes entre os bairro das cidade, 229.
Atendimentos na pandemia
Um dos maiores desafios do órgão no ano passado foi manter os atendimentos na pandemia da Covid-19 e prevenir seus profissionais. Apesar de todos os cuidados adotados, conforme os protocolos sanitários, vários profissionais do Samu foram infectados e como reforço, todos tiveram apoio psicológico.
“Nosso maior desafio no Samu foi na pandemia porque era um momento de incertezas, todos achavam que iam se contaminar e iriam morrer. Muitos de nossas equipes foram contaminados, dificuldade com os desfalques das equipes pelas contaminações e rapidez na confecção de protocolos e treinamentos intensificados”, relembrou a coordenadora do serviço, Josemkelma Melo dos Santos Costa.
Saiba Mais
- SAMU 192 no Maranhão: conheça os serviços prestados pelo atendimento móvel de urgência
- Em São Luís, Samu conseguiu atender somente 10% das chamadas em 2023
- Sem reajuste salarial e com ambulâncias quebradas, servidores do Samu cruzam os braços em SL
- Por melhores salários, profissionais do Samu realizam paralisação em São Luís
- Crime: trotes para o Samu somam mais de 7 mil em três meses na capital
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.