IMPERATRIZ - Cerca de 200 idosos participaram da palestra oferecida na Casa do Idoso Feliz, sobre prevenção aos cânceres de próstata e pênis, nessa quarta-feira (06). O palestrante convidado foi o médico cirurgião oncológico Gumercindo Filho, que abordou a importância da prevenção e os tabus que persistem entre os homens.
Gumercindo explicou durante a palestra que tabu e ignorância não permitem os homens buscarem atendimento médica adequado. “Infelizmente o nosso Estado é campeão em casos de câncer de pênis, e, muitas vezes, por causa de tabus, esse assunto não é tratado como deveria. Neste tipo de câncer, é importante o paciente estar atento à higiene adequada do pênis – lavar bem com sabão! – e observar se tem alguma alteração na glande, uma ferida ou machucado que não cicatriza, ou um excesso de pele, que pode ser retirado cirurgicamente, sem complicação. É muito importante buscar ajuda médica”, detalhou.
Ele falou ainda que “a prevenção está nos hábitos de vida saudáveis", e explicou a importância de o homem realizar os exames periódicos de prevenção, como o que detecta antígenos específicos de alterações na próstata, mais conhecido como PSA, e toque retal, além de manter uma boa alimentação e rotina de exercícios físicos.
Ao final da palestra, o médico deu a oportunidade ao público e esclareceu questionamentos. Em seguida, os idosos participaram da tradicional aula de dança.
Saiba Mais
- Novembro Azul: a importância dos exames periódicos no combate ao câncer de próstata
- Ação voltada à prevenção ao câncer de próstata é realizada em São Luís
- Maranhão abre campanha Novembro Azul com ampliação de acesso a exames
- Prevenção é a melhor forma de evitar o câncer de próstata
- Saúde destinará R$ 20 milhões à prevenção do câncer de pênis
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.