Em Imperatriz

Proposta de reajuste de 4,17% para professores é aprovada na Câmara

Aumento segue o reajuste do piso salarial nacional.

Angra Nascimento/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
( Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - Foi aprovado na sessão dessa terça (14), na Câmara Municipal de Imperatriz, o reajuste salarial de 4,17% dos professores da rede municipal de ensino. A votação aconteceu graças à inversão de pauta feita pelo presidente José Carlos Soares. A matéria não estava na ordem do dia, mas a categoria e o sindicato já esperavam há quase um mês pelo posicionamento da prefeitura.

A matéria dependia de pareceres de três comissões: De Educação, de Orçamento e a de Constituição e Justiça (CCJ). A comissão de Educação deu parecer favorável ao executivo, baseada no reajuste nacional; a comissão de orçamento deu parecer contrário, por falta de informações que deveriam ter sido enviadas pela própria prefeitura e a CCJ considerou a matéria constitucional, declarando-se favorável.

Em sufrágio simples decidido pela maioria do plenário e cumprindo o regimento onde o presidente é impedido de votar (salvo em caso de empate), a votação contou com os 21 vereadores presentes. O plenário decidiu pela aprovação do projeto do executivo por 12 votos a favor e 08 contrários. Na proposta da prefeitura foram oferecidos 4,17% de reajuste mais R$ 10 reais de aumento no vale alimentação, que hoje é de R$ 260. Os professores pedem 7% que é o índice do piso mais as perdas salariais e a mesma porcentagem no vale.

Professores não questionam o aumento, mas a perda salarial. O sindicato reivindica que não houve mesa redonda com o executivo e alegam que a folha de pagamento aumentou em todas as secretarias em detrimento dos servidores efetivos. Para a categoria falta diálogo, pois se o executivo quisesse, poderia conversar e entrar em um acordo, ou mesmo explicar todos os pontos.

O projeto agora segue para a sanção do executivo, mas a categoria promete greve, pois não aceita o percentual dado pela prefeitura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.