Bocas de lobo

Moradores reclamam de mau cheiro e entupimento

Empresa de soluções ambientais causa indignação a moradores de ITZ.

Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Estação de tratamento da empresa.
Estação de tratamento da empresa. (Foto: Guilherme Fernandes )

IMPERATRIZ - Moradores do bairro Parque da Independência divulgaram esta semana, em grupos de WhatsApp, a indignação pela precariedade nas instalações de uma empresa que deveria ser especializada em soluções ambientais, porém as imagens mostram a total insuficiência na prestação de serviços, como também na falta de condições no tratamento dos dejetos colhidos pela empresa.

Goteiras, fios elétricos soltos, paredes emboloradas e falta da rede de tratamento, levam a empresa a despejar os resíduos em uma improvisada rede de esgoto, que leva direto a rede de esgoto da cidade. Na fachada da empresa, é expresso os serviços e a descrição de uma estação de tratamento.

A população do bairro reclama do mau cheiro e do entupimento das bocas de lobo, causadas pelo descarregamento dos dejetos em ambientes não apropriados para essa prática. Segundo um ambientalista, o procedimento correto é encaminhar os dejetos a uma estação de tratamento (ETE) para receber os resíduos e tratá-los.

De acordo com os moradores, há alguns meses eles pedem para que a empresa tome providência, já que os dejetos são jogados dentro da própria empresa, sem o uso da estação de tratamento especializada. No entanto, o odor forte vai para as ruas e não tem mais quem aguente.

O comerciante Walter de Souza, 59 anos, que trabalha nas proximidades da empresa, sente o mau cheiro e fala que o problema ocorre também nos finais de semana e é semelhante ao cheiro de esgoto, o que o incomoda bastante. O comerciante comenta que até um abaixo-assinado está sendo feito no bairro para tentar reivindicar uma solução.

O proprietário da A Northban Soluções Ambientais, Evaldo Oliveira, em contato com a reportagem disse que: “primeiro, nossa empresa se preocupa com a área de meio ambiente, tanto que dentro da empresa, existe uma área de tratamento nossa. A empresa é licenciada pelos órgãos ambiental, tanto estadual quanto municipal. Temos alvará de funcionamento, temos laudos mensais do tratamento dos nossos resíduos. Quanto às reclamações dos moradores, as ruas são um verdadeiro esgoto a céu aberto, porque toda a população joga seus resíduos e esgotos na rua. Então, a fedentina é imensa. Na frente da empresa existe uma boca de lobo, que provoca muito odor de esgoto, que provavelmente, eles acham que vem da Northban Soluções Ambientais, que está em frente, mas não é. É a rede de esgoto da cidade que recebe as fossas de todo mundo da redondeza e joga mesmo na rua, esgoto a céu aberto e fica essa fedentina”, explicou o proprietário, que contesta, também, a reclamação do moradores sobre a obstrução da rede de esgoto.

“Não existe isso. Os entupimentos se dão devido a areia que correm quando chove, ou até mesmo a população que joga lixo de qualquer jeito no meio da rua e vai para dentro da rede de esgoto. Nós não podemos fazer porque não é serviço meu, é serviço da prefeitura, da Caema. A reclamação dos moradores não é correta”, garante Evaldo Oliveira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.