Saúde

Imperatriz tem mais de 800 casos de câncer detectados na fase inicial

Vários dos casos foram detectados pela unidade móvel de oncologia.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Vários dos casos foram detectados pela unidade móvel de oncologia.
Vários dos casos foram detectados pela unidade móvel de oncologia. (Foto: Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ – Mais de 800 casos de câncer de pele, próstata, mama e de colo uterino foram detectados na fase inicial em Imperatriz. De acordo com o Médico oncologista Gumercindo Filho, esses diagnósticos foram possíveis após a implantação da Unidade Móvel de Oncologia da cidade.

O oncologista, também, explica que a chave para o tratamento do câncer é o diagnóstico precoce, principalmente quando está no estágio inicial que tem possibilidade de 92% de cura. “Porém, observa-se que a dificuldade de acesso na realização do exame de biopsia pode fazer com que o paciente demore a iniciar o tratamento”, destaca o médico.

Gumercindo Filho alerta que a demora no atendimento e tratamento da doença poderá causa uma evolução do câncer, sendo que, em alguns casos a doença chega até mesmo a duplicar de tamanho.

“Se a doença sair do local primário e ir para outro órgão como cérebro ou pulmão poderá comprometer muito o tratamento, pois não estaremos mais falando em cura, mas na melhoria da qualidade de vida e o tratamento paliativo”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.