Saúde

Pacientes do SUS recebem cadeiras de rodas em Imperatriz

O objetivo é proporcionar mais qualidade de vida aos usuários do SUS.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
(Foto: Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ – Pacientes com mobilidades reduzidas, que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), receberam cadeiras de rodas para uma melhor qualidade de vida dessas pessoas. Foram também, entregues, órteses, próteses, materiais especiais, e adaptação postural em cadeira de rodas. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A pensionista Maria Vitória foi a primeira usuária a receber uma para seu filho Manoel Marcus que é paraplégico e depende totalmente desse recurso para se locomover.

“Ele tem uma cadeira, que ele ganhou há nove anos, mas já está bem velha, graças a Deus chegou essa nova, porque a gente não condições de comprar, porque optar entre comer e comprar uma cadeira nova, não temos escolha”, ressaltou Maria Vitória.

A coordenadora do Programa, Marlene Diniz, explica que os beneficiados com a entrega tanto das cadeiras de rodas quanto das órteses e próteses, são pacientes cadastrados no programa.

“Todos os dias nós atendemos diversos pacientes que nos procuram. Estes então são cadastrados e damos início ao processo de cada um para que possamos entregar no menor tempo possível”, esclarece Marlene.

Ela ressalta, ainda, que o trâmite desde a entrada no processo até a entrega das cadeiras, não é tão simples, tendo em vista que não se pode fazer compra por dispensa de licitação.

“Às vezes fazemos processo licitatório para aquisição de uma única cadeira, mas vale alertar que ao dar entrada no pedido lá conosco, necessitamos de laudo do médico, porque as cadeiras são adquiridas de acordo com as especificações exigidas pelo especialista e sob medida”, finaliza a coordenadora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.