Direitos e Deveres

ITZ: encontro debate o Dia da Conquista do Voto Feminino

O direito da mulher de votar foi assegurado durante o governo de Getúlio Vargas.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
O evento contou com a participação de representantes de diversos partidos políticos e seguimentos sociais femininos.
O evento contou com a participação de representantes de diversos partidos políticos e seguimentos sociais femininos. (Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – O Comitê Suprapartidário promoveu, no plenário da Câmara Municipal, um debate em comemoração aos 84 anos da conquista do voto feminino no Brasil, celebrado neste 24 de fevereiro. O direito da mulher em escolher seus representantes foi assegurado durante o governo de Getúlio Vargas, após intensa campanha nacional.

O evento contou com a participação de representantes de diversos partidos políticos e seguimentos sociais femininos de Imperatriz e região, entre eles: Clube das Mães de Imperatriz, Pastoral da Pessoa Idosa, Casa Abrigo, Casa do Idoso, Conselho Municipal da Mulher, Centro de Referência e Atendimento à Mulher, União da Juventude Socialista, entre outros.

Durante o evento, foram ministradas palestras com a professora e socióloga Maria Natividade Rodrigues, representantes do Comitê da Cidadania, Conceição Silveira e a juíza aposentada Maria das Graças. O evento foi finalizado com a palestra sobre as conquistas e empodramento da mulher contemporânea.

Também foi discutido a conquista das mulheres sobre o direito ao voto, enfatizando discussões e debates na luta por elegibilidade nos espaços de decisão política social, preconceito contra mulher no mercado de trabalho, direitos, combate à corrupção, cotas para mulheres e a Lei Maria da Penha.

“É glorioso presenciar a participação de mulheres e homens nesse evento tão importante. Queremos informar e repassar experiências enfrentadas no dia a dia, falar dos mandatos cumprido por gerações femininas, das dificuldades, além de incentivar todas as participarem das ações de direitos”, disse a secretária Conceição Formiga.

Lançado em 2013, por iniciativa da Secretaria da Mulher, o Encontro Suprapartidário realiza um trabalho de divulgação das propostas elaborada pelo Comitê da Cidadania, conscientizando e incentivando para que as mulheres assumam o compromisso com a política partidária no campo social em todos os níveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.