IMPERATRIZ – A Secretaria de Saúde de Imperatriz anunciou para a manhã deste sábado (30), na avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Centro, uma ação de alerta contra a hanseníase.
No Pit Stop, servidores da saúde vão distribuir materiais informativos e prestar esclarecimentos à população sobre formas de prevenção e diagnóstico na Rede Pública de Saúde do município.
A programação objetiva, também, lembrar a passagem do Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase.
O coordenador do Centro de Dermatologia Sanitária, Francisco Cutrin, lembrou que a data é 22 de janeiro, mas, em Imperatriz, as atividades educativas só foram programadas para o dia 30 com a realização do Pit Stop.
Durante a ação, os servidores vão orientar a população a procurar as Unidades Básicas de Saúde, onde são realizados os atendimentos à saúde.
A doença
A hanseníase é uma doença causada pelo bacilo Mycobacterium Leprae, que atinge, preferencialmente, a pele e os nervos da face, dos braços e pernas, levando a incapacidades físicas. Quando não diagnosticada precocemente, a doença pode evoluir com deformidades, criando o preconceito social. "A hanseníase tem cura. Na primeira dose do tratamento, morrem 99% dos bacilos e não há mais perigo de contágio", conclui Francisco Cutrin.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.