Educação

Palestras alertam para medidas preventivas no trânsito

Nesta terça-feira (22), a palestra foi no Centro de Ensino Mourão Rangel.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Para conscientizar jovens e adultos sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas no trânsito, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) está realizando palestras nas escolas públicas e particulares de Imperatriz.

Nesta terça-feira (22), foi a vez dos alunos do Centro de Ensino Mourão Rangel assistirem a palestra sobre medidas preventivas tanto para motoristas e pedestres. O trabalho faz parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito, que se iniciou nessa segunda-feira (21) e vai até o dia 30 de setembro.

Além das palestras, a Setran e os parceiros da Semana do Trânsito estão fazendo panfletagem e blitz nas ruas de Imperatriz. Durante as abordagens, são distribuídos panfletos e utilizados cartazes e faixas sobre os cuidados no trânsito. O objetivo é conscientizar a população sobre as mediadas preventivas para reduzir o número de acidentes no município.

De acordo com o secretário de Trânsito, José Ribamar, este ano o foco principal da campanha são os motociclistas. Ele afirma que os últimos dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) apontam que 85% dos acidentes registrados tem a participação de motos.

Sobre as palestras, ele ressalta que a discussão está centrada nas imprudências no trânsito, como as ultrapassagens indevidas, avanço na preferencial e excesso de velocidade. “Não é possível corrigir ou deletar as consequências dos erros cometidos no trânsito. Por isso é preciso que todos sejam prudentes, sobretudo tenha consciência da gravidade das imprudências no trânsito”, alertou José de Ribamar.

O estudante do 1º ano do ensino médio, Rafael Silva (20), contou que foi vítima de um grave acidente aos 18 anos de idade. Segundo ele, os médicos não acreditam que ele pudesse sobreviver.

“Eu estava de moto e um cara avançou a preferencial. Fui levado ao hospital gravemente ferido, fiquei em coma durante dois meses. Tive três paradas respiratórias e três convulsões. Eu acredito que uma palestra como essa, que aborda as consequências das imprudências no trânsito e também os meios para prevenir, ajuda a conscientizar e salvar vidas”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.