Trânsito

Semana do Trânsito: mensagem é passada com humor

Integrantes da Okazajo participam da campanha.

Divulgação/Assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
Integrantes da Cia de Teatro Okazajo orientam público sobre os perigos no trânsito.
Integrantes da Cia de Teatro Okazajo orientam público sobre os perigos no trânsito. (Divulgação/Ascom)

IMPERATRIZ - "E se uma Hilux te pega em cima de uma Traxx, sobra o quê?!" A frase da Companhia de Teatro Okazajo, arrancou risos do público, mas trouxe a reflexão para um assunto sério: os acidentes no trânsito.

A ação fez parte da divulgação da Semana Nacional de Trânsito, onde a equipe da Secretaria Municipal, realizou na quinta-feira (15), atividades na praça de alimentação de um shopping.

Em Imperatriz, a campanha municipal traz o tema “Vida, a gente só tem uma”. Durante as explicações sobre o comportamento dos condutores de veículos, a encenação da companhia de teatro mostrou o que acontece no cotidiano das ruas Imperatriz.

Segundo o secretário José Ribamar Alves Soares, são mais de 2 milhões de mortes no Brasil, vítimas de acidentes no trânsito, e 500 mil pessoas são mutiladas devido os envolvimentos com os acidentes.

“Essa realidade só vai mudar, com a participação de todos nós. Estamos promovendo na cidade essa ação, com o objetivo sobretudo para alertar todos os condutores e a sociedade em geral. Que possam fazer uma reflexão do comportamento que adotamos no trânsito, e o comportamento que deve ser adotado no trânsito. Hoje trouxemos uma peça teatral para o shopping, para mostrar o que acontece no nosso cotidiano”, disse.

A gerente de marketing, Fabíola Milome, avalia a ação de forma muito positiva, pois o shopping é um espaço que recebe diariamente muitos visitantes, e é importante levar essa informação ao público.

“Além de oferecermos diversão e entretenimento para os nossos clientes, achamos de suma importância alertarmos a população imperatrizense e de cidades vizinhas, que nos visitam, diariamente, sobre a importância da educação no trânsito como forma de humanizar as pessoas. Sabemos que Imperatriz pode melhorar, e como o trânsito é um espaço democrático, é preciso buscar sempre alinhar condutas seguras”, avalia.

Para este ano, o tema nacional, "Cidade para todos, proteção e prioridade para pedestres", também quer desconstruir no imaginário coletivo, que a prioridade no trânsito são para os carros. “Temos que ter uma consciência, para poder gerar uma mudança comportamental, e assim diminuir os números de acidentes”, explica Tereza Miranda, coordenadora de educação para o trânsito da Setran.

Campanha

As ações de conscientização sobre a educação no trânsito, promovida pela Secretaria Municipal de Trânsito já foram executadas em 43 escolas, para mais de 12 mil alunos. Durante a Semana Nacional do Trânsito serão realizadas blitz, palestras em instituições, escolas, universidade e em setores diversos. A campanha segue até o dia 20 deste mês, e, também, tem a parceria do Ministério Público Estadual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter e Instagram e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.