Saúde

Veja a diferença entre colesterol bom e ruim

É indispensável praticar exercícios físicos.

Imirante Imperatriz,com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(Foto: Reprodução)

BRASIL - Para uma vida saudável, a prática regular de exercícios físicos, a alimentação equilibrada e mudanças no estilo de vida são fundamentais. Contam também o abandono do tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e o controle de peso.

Assim é possível manter controlados os níveis do colesterol. Uma pesquisa realizada em 2014 pelo Ministério da Saúde mostrou que, além do avanço do excesso de peso e da obesidade, os brasileiros confirmaram possuir diagnóstico médico de colesterol alto.

As mulheres registraram percentual acima da média nacional, de 22,2%, contra 17,6% entre os homens.

Entre brasileiros que têm mais de 55 anos o índice ultrapassa 35%. O colesterol também se torna pauta de muitos questionamentos na população, sendo uma das principais dúvidas a diferença entre a existência de um colesterol “bom” e um “ruim”.

De acordo o médico Dr. Carlos Eduardo Travassos, o colesterol em si, não é ruim. Ele tem inclusive funções importantes. Dr. Travassos explica que o colesterol bom e colesterol ruim são, na verdade lipoproteínas, que se constituem em moléculas que transportam as gorduras no sangue, e que contém quantidades variáveis de colesterol.

O LDL é a lipoproteína de baixa densidade e corresponde ao que chamamos de colesterol ruim, porque essa molécula é a responsável pelo acúmulo das gorduras nos vasos sanguíneos.

Por outro lado, o HDL é uma lipoproteína de alta densidade, e é conhecido como colesterol bom, pois atua retirando a gordura dos vasos. “Por isso que, na prática, buscamos ter um LDL (colesterol ruim) baixo e um HDL (colesterol bom) elevado”, esclarece o médico.

O médico alerta ainda que um indivíduo com o colesterol elevado, nem sempre apresenta sintomas. “Por isso é indispensável não descuidar da saúde, realizar exames preventivos regularmente, cultivar um estilo de vida saudável, manter a alimentação equilibrada e buscar alternativas de prevenção”, ressalta o doutor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.