Fiscalização

Operação Imperatriz na Medida apresenta primeiros resultados

A ação vai durar 19 dias e tem o objetivo de intensificar as ações de fiscalização.

Rodrigo Ribeiro/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) deu inicio nessa terça-feira (16), a “Operação Imperatriz na Medida”. A ação vai durar 19 dias e tem o objetivo de intensificar as ações de fiscalização de aparelhos de medidas como bombas de combustível, balanças, e utensílios como tomadas e cadeiras plásticas entre outros.

Segundo o diretor técnico do Instituto Zois Gantzias, já foram encontrados na ação em Imperatriz, mais de 30 irregularidades em tacógrafo, o aparelho que mede a velocidade e distância percorrida por veículos de transporte de passageiros e de cargas.

“Em torno de 30 a 40 veículos já foram encontrados fora da regularidade em aparelhos, mas já foram encontradas aprovações de posto de combustíveis, balanças, e brinquedos”, ressalta.

Nessa operação será atendido apenas o município de Imperatriz e alguns outros da região, como João Lisboa e Porto Franco.

O diretor técnico Zois Gantzias afirma, ainda, que os estabelecimentos comerciais notificados terão 10 dias para se defender. Após essa notificação, caso não seja resolvido o problema, será emitida uma multa ou apenas uma advertência. “Quem se manter nessa irregularidade será gerado uma multa ou alguma advertência”, declara.

Dicas

A dica deixada pelo diretor Zois Gantizias para quem for comprar algum produto como brinquedos, tomadas, entre outros produtos que podem causar algum tipo de perigo às pessoas é: “Ao chegar a algum estabelecimento sempre checar se o objeto é selado com o selo do Inmetro, ou no caso de alimentos, observar se a embalagem contém a qualidade certa”.

O escritório regional do Inmeq em Imperatriz, fica localizado na rua Gonçalves Dias nas dependências do estádio municipal Frei Epifânio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.