Meio Ambiente

Reunião discute obra de recuperação do Riacho Capivara, em ITZ

Um Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado em 30 de abril de 2014.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Reunião entre Ministério Público, prefeito de Imperatriz e empresários discutiu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 30 de abril de 2014, que visa à recuperação do Riacho Capivara.

O promotor Jadilson Cirqueira destacou que o prazo do TAC está acabando e a obra não foi concluída. No ano passado, o poder executivo e empresários do município formalizaram o compromisso de recuperar o Riacho Capivara, nas proximidades da avenida Bernardo Sayão, comprometido pelo impacto de construções realizadas na área.

O TAC regulamenta o reflorestamento, drenagem das águas pluviais e a construção de um sistema de esgotamento. No termo, foi estabelecido o prazo para realização da obra até outubro deste ano, mas o serviço só foi feito em parte, por uma das empresas.

Com o intuito de prevenir as responsabilidades e obrigações assumidas, como multa diária de mil reais, em caso de descumprimento, o promotor Jadilson reuniu os envolvidos no acordo para cobrar a realização da obra.

O prefeito Sebastião Madeira explicou que alguns problemas dificultaram a execução da obra no ano passado, mas prometeu dar início à recuperação do córrego a partir do dia 8 de junho.

Já os empresários, por sua vez, afirmam que já dispõem do dinheiro e materiais para início da obra e, ainda, que contratarão um técnico em edificações para acompanhar o andamento do serviço.

“A Promotoria de Justiça de Meio Ambiente e Urbanismo está confiante que o poder público e os empresários vão cumprir com as obrigações do TAC em tempo hábil, fazendo o que é certo para o meio ambiente e para a sociedade”, afirmou Jadilson Cirqueira.

Assinaram o TAC, em abril do ano passado, além do promotor de justiça, o prefeito e mais cinco empresários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.