IMPERATRIZ – Apresentar a oferta de editais disponíveis pela fundação e ouvir as demandas das instituições de ensino superior de Imperatriz, esse foi objetivo do encontro realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) nessa quinta-feira.
Durante o evento também foi apresentado o plano de trabalho da fundação para o ano de 2015. Com investimentos da ordem de R$ 50,3 milhões, o plano da Fapema estrutura-se em quatro linhas de ação consideradas prioritárias e definidas em Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação e Popularização da Ciência.
Na ocasião foram apresentados todos os 15 programas e 43 editais que deverão ser lançados ao longo deste ano, como os novos editais Universidade de Todos Nós e Tecnologias Sociais que já estão com chamadas abertas para submissões.
“Ao levar o lançamento do plano de trabalho para todo o Maranhão, a Fapema adota uma perspectiva de fortalecimento do fomento à ciência e tecnologia em todos os polos de ensino superior e de pesquisa sediadas no Estado”, destacou o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira.
O encontro foi realizado no Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Imperatriz. O da Fapema também participou de uma reunião na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para ouvir as demandas dos professores e tratar sobre a necessidade de criar programas de pós-graduação para fortalecer o ensino na região.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.