Saúde

Altas temperaturas prejudicam saúde de idosos

Podem surgir problemas como a desidratação e a insolação.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(Foto: Divulgação)

BRASIL – O período de altas temperaturas se aproxima na em Imperatriz, e com ele a preocupação com a saúde aumenta, principalmente, entre crianças e idosos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o período requer cuidados com a saúde para que seja mantida a qualidade de vida e doenças sejam evitadas.

Cada indivíduo reage de maneira diferente ao calor. No caso dos idosos, a geriatra Maria Alice Toledo esclarece que esta parcela da população pode apresentar menor capacidade de se adaptar à elevação dos termômetros devido ao processo de envelhecimento, o que justifica a necessidade de maior atenção à saúde para evitar problemas como a desidratação e a hipertermia, mais conhecida como insolação.

Entre as alterações no organismo que ocorrem com o envelhecimento, a geriatra destaca a redução da sensação de sede; bem como na percepção do calor e na capacidade de eliminar o calor do corpo.

De acordo com Maria Alice, os sinais clássicos de complicações do calor são a desidratação são lábios e língua secos e diminuição da quantidade de urina. Podem acontecer também alterações de comportamento, dor de cabeça, tonturas, fadiga e mal-estar.

As recomendações são mover a pessoa para um lugar fresco, de preferência com ar condicionado; deitá-la para que repouse, remover roupas apertadas e desconfortáveis; oferecer água se a pessoa estiver consciente e procurar imediatamente ajuda médica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.