Política

CCJ aprova voto de brasileiro no exterior para deputado federal

Proposta seguirá para análise de comissão especial.

Imirante Imperatriz, Câmara dos Deputados

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Divulgação)

BRASIL - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (7), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 436/09, que permite aos brasileiros residentes no exterior votarem para deputado federal.

O texto é de autoria do deputado Manoel Junior (PMDB-PB). Atualmente, os brasileiros que moram fora do País só podem votar para presidente da República, em zonas eleitorais distribuídas nos cinco continentes.

Relator na CCJ, o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) defendeu a constitucionalidade da proposta. “Não há conflitos de conteúdo entre o pretendido pela proposta e os princípios e regras fundamentais que compõem a Constituição”, destacou.

O texto aprovado permite que a Justiça Eleitoral crie circunscrições extraordinárias nas representações diplomáticas (como embaixadas e consulados), a fim de possibilitar a votação no exterior.

Tramitação
A PEC será analisada agora por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, o texto terá de ser votado em dois turnos pelo Plenário da Câmara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.