Semana Santa

Igreja divulga programação da Semana Santa em ITZ

Nesta quinta-feira (2), tem a missa dos Santos Óleos e a missa do lava pés.

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Nesta quinta-feira (2), tem a missa dos Santos Óleos.
Nesta quinta-feira (2), tem a missa dos Santos Óleos. (Divulgação/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Durante a Semana Santa, celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo dentro do calendário católico é de costume as igrejas realizarem procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais e outras, procurando realçar o sentido da Semana.

De acordo com o padre da Catedral de Fátima, Valdeci Martins, nas igrejas católicas de Imperatriz, as celebrações começam na quinta-feira (2).

Na Catedral de Fátima, no Centro da cidade, às 8h30, terá a missa dos santos óleos. Todos os padres da Diocese de Imperatriz e a comunidade são convidados a celebrar este momento especial, em que ocorre a benção dos óleos que são utilizados na administração dos sacramentos do batismo, da crisma e da unção dos enfermos.

“Na ocasião, os padres fazem renovação do compromisso o chamado de ordenação, e os óleos utilizados de sacramentos são abençoados pelo bispo da Diocese de Imperatriz”, afirma o pároco.

Ainda na quinta-feira, às 19h será a realização da missa do lava pés. Os padres lavam os pés de alguns fiéis, assim como fez Jesus Cristo com os discípulos, simbolizando a humildade e amor ao próximo.

“A noite na missa lava pés, em que o celebrante recorda o gesto de humildade de Cristo, que lavou os pés dos discípulos”, explica o padre Valdeci.

Como de costume, na Sexta-Feira da Paixão, será realizada a Via Sacra pelas principais ruas da cidade. Concentração ás 7h, na Catedral de Fátima. "Este ano, teremos um percurso mais desafiador, passar pela Beira-Rio, bairro da Caema, e todos os fiéis são chamados a ir descalços, e boa parte das ruas não tem asfalto”.

À tarde acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus, com a proclamação da Palavra, a oração universal, a adoração da cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão.

À tarde, ás 15h, também na sexta, ocorre a celebração da Paixão do Senhor Jesus Cristo e a veneração a cruz pelos fiéis. Já no sábado (4), santo será recordada a vitória de Jesus sobre a morte, e à noite ás 21h, será celebrado Vigília Pascal. “É a celebração das celebrações, grande evento da nossa fé que a ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo”, ressalta o sacerdote.

No primeiro domingo (5), da Páscoa, tem as celebrações normais de acordo com cada igreja. Na Catedral de Fátima às 19h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.