Saúde

ITZ: começa segunda etapa da campanha de vacinação contra o HPV

A primeira dose será aplicada nas escolas, em meninas de 9 a 14 anos.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
A vacina é uma das formas mais eficazes de prevenção do câncer do colo do útero.
A vacina é uma das formas mais eficazes de prevenção do câncer do colo do útero. (Reprodução)

IMPERATRIZ - Começa nesta segunda-feira (9) a segunda etapa da campanha de vacinação contra o vírus do HPV. A aplicação da vacina que previne contra o vírus HPV causador do Câncer de Colo do Útero. A abertura da vacinação será realizada às 14h na Escola Municipal Tocantins.

Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está reunindo diretores de escolas e pais para explicar sobre importância e esquema de imunização desta vacina.

A primeira reunião será realizada às 08h da manhã desta segunda feira (9), no auditório da Assembleia de Deus, localizada na Rua Gonçalves Dias esquina com Rua VX de novembro no bairro Beira Rio.

“É de extrema importância que todos os diretores das escolas públicas e privadas participem dessa reunião. Já convidamos via ofício, mas reforçamos aqui o convite, para que possamos fortalecer nossa luta contra o câncer” ressalta o coordenador da Rede de Oncologia do Município, Gumercindo Filho.

A vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) segue um esquema vacinal recomendado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), que é composto por três doses. Este modelo, segundo o Ministério da Saúde (MS), garante maior duração da proteção fornecida pela vacina. Tendo em vista este esquema, a primeira etapa será aplica nas Escolas, a segunda e terceira nas Unidades Básicas de Saúde.

O oncologista Gumercindo Filho lembra que a vacina não tem nenhuma contra indicação e que é comprovada cientificamente sua eficácia, desde que tomada da forma correta. Segundo ele, na campanha de 2014 apenas 60% das meninas que tomaram a primeira dose, procuraram as Unidades de Saúde para tomar a segunda.

Preocupada com o índice de cobertura vacinal, a secretária de Saúde, Conceição Madeira declara não permitirão a repetição do grande número de meninas não vacinadas.

“Nossa estratégia de distribuição das doses e de divulgação da campanha possibilitará que os pais não esqueçam de levar suas filhas às UBSs para tomar as doses subsequentes, pois para a vacina ter eficácia de 99% cada adolescente deverá tomar as três doses para completar a proteção", afirma a secretária.

Vale ressaltar ainda que de acordo com Gumercindo o câncer de colo do útero é o câncer que mais mata mulheres no Maranhão e nos Estados da Região Norte. A vacina é uma das formas mais eficazes de prevenção da doença e de extrema importância para diminuir os índices de câncer de colo uterino em Imperatriz.

Faixa etária ampliada

Quanto à faixa etária, a secretária Conceição Madeira informa que o Ministério da Saúde, ampliou para de 9 a 14 anos, tendo em vista que o ideal é que a vacina seja aplicada antes do início da vida sexual, quando as meninas ainda não estão expostas aos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18 – principais vírus causadores do câncer.

Segundo dados do MS, atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que 16 têm potencial para causar câncer, e estima-se, ainda, que mais de 70% das mulheres entrarão em contato com o HPV ao longo da vida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.