Pesquisa

Dengue: inseticida para combate ao mosquito é desenvolvido no MA

O objetivo é produzir, a partir da obtenção do extrato hidroalcoólico das folhas do Nim, novos inseticidas naturais.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Foto: Reprodução Internet)

MARANHÃO – O período chuvoso sempre traz consigo o risco de surtos de dengue. A doença, que dependendo da gravidade pode levar à morte, se torna mais frequente nesta época do ano, já que o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, aproveita as poças de água que se formam após as chuvas para se reproduzir.

Atualmente, o combate ao mosquito se resume à limpeza de locais que armazenam água e, principalmente, ao uso de inseticidas tóxicos que regulam o crescimento dos insetos. Buscando uma alternativa para o combate mais eficiente do mosquito, a pesquisadora Adriana Leandro Câmara coordena o estudo “Desenvolvimento de compostos inseticidas naturais para o controle do Aedes aegypti, vetor da dengue”.

“Nosso desafio é, a partir da obtenção do extrato hidroalcoólico das folhas do Nim, desenvolver novos produtos inseticidas naturais confiáveis sem efeito tóxico ao homem para o controle do Aedes aegypti na fase adulta, fase esta mais comum e presente diariamente nas casas das pessoas”, explica a pesquisadora.

Ainda segundo Adriana, a pesquisa objetiva, também, viabilizar a produção em larga escala do produto no mercado e contribuir para a erradicação da dengue no Estado e no Brasil.

“Este projeto de pesquisa obteve resultados excelentes, onde o extrato deu origem a compostos inseticidas de concentrações de 25% e 20% do extrato, capaz de inibir 100% e 98,43% respectivamente a eclosão dos ovos de Aedes aegypti”, revela a pesquisadora, acrescentando que não foram observados efeitos tóxicos sobre os ratos tratados com o inseticida.

Em 2014, quando o Ministério da Saúde divulgou o mapa da dengue no início do verão, o Maranhão possuía 24 municípios em situação de risco e outros 22 em situação de alerta.

Saiba quem disputa as eleições em Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.