IMPERATRIZ – Um casal entregou ao 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3° GBM) um filhote de Macaco de Cheiro. Segundo o casal, o animal foi recolhido em um sítio no município de Lageado Novo por causa das más condições de criação em que estava o bicho.
O casal procurou primeiro o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para deixar aos cuidados do órgão, mas no local o homem e a mulher foram informados que não estão mais recebendo animais. Eles foram orientados a procurar o Corpo de Bombeiro.
Hoje, quando um animal silvestre é capturado ou entregue aos bombeiros, o procedimento adotado é o de soltar o animal nas matas da região. Como o macaco entregue pelo casal é ainda é um filhote, a capitã Kátia se comprometeu em legalizar a criação do animal.
O Macaco de Cheiro é uma espécie de pequeno macaco diurno, medindo cerca de 30 cm de comprimento e natural da região amazônica.
Há quase um ano, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que funcionava dentro do Ibama, fechou. Segundo a responsável pelo Cetas em Imperatriz, Gabriele Rocha, desde o ano passado o centro recebeu a ordem de fechamento devido à falta de estrutura adequada para atender os animais.
Com o fechamento do Cetas, os animais são recebidos pelos bombeiros e depois devolvidos a natureza sem a devida triagem.
Saiba Mais
- Polícia Civil apreende carne de animais silvestres e armas de fogo em Pastos Bons
- VÍDEO: Polícia procura homem que aparece exibindo uma onça após matar o animal no MA
- Conheça perigos e consequências da picada de escorpião
- Caçador é preso com animais silvestres mortos em saco e mochila, em Marajá do Sena
- Dupla é flagrada com animais silvestres mortos e instrumentos de caça em caminhonete, na BR-316
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.