Vacinação

Encerra-se campanha de vacinação contra pólio e sarampo

A cidade já atingiu a meta de imunização contra a poliomielite.

Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Reprodução/Internet)

IMPERATRIZ - A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite encerra-se nesta sexta-feira (12). Em Imperatriz, as vacinas estão disponíveis em 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A cidade já atingiu a meta de imunização contra a poliomielite, porém a coordenadora do Programa de Imunização do município, Socorro Ribeiro, alerta que os pais devem levar as crianças de 1 à 5 anos para tomar a vacina contra o sarampo.

“Quem ainda não vacinou seu filho pode procurar um posto de vacinação, pois estaremos com as doses disponíveis, até, porque a vacina contra sarampo faz parte do calendário de rotina e, também, será aplicada fora da campanha”, ressalta a coordenadora.

De acordo com o Ministério da Saúde, até ontem, 10,8 milhões de crianças haviam sido vacinadas contra a pólio em todo o Brasil, o que corresponde a 85% e 8,7 milhões contra o sarampo, o que representa 79,8% do público-alvo.

As doenças

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar.

As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção, também, é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não morre quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.