No ar

Rádio comunitária é inaugurada na Caema

A ideia dos alunos e professores da UFMA é democratizar o acesso à informação.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

IMPERATRIZ – A partir desta quarta-feira (5), entra no ar, das 17h às 18h, a primeira programação jornalística para uma rádio comunitária no bairro da Caema, em Imperatriz. A ideia dos professores e alunos do Curso de Comunicação Social, com habilidade em Jornalismo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é democratizar o acesso à informação e ampliar o conhecimento dos moradores da Caema por meio do projeto.

A programação e locução serão de responsabilidade dos universitários Jefferson Sousa e Lanna Luiza, que contarão com apoio de colegas da disciplina de rádio jornalismo, ministrada pela professora Nayane Brito.

Durante a programação os ouvintes da rádio, que funcionará por meio de caixas de som instaladas em postes da rede de energia elétrica, terão informativos que destacarão as principais notícias do dia do País e do mundo, com ênfase para aquela comunidade.

No âmbito local, um dos destaques será a iniciativa popular que reivindica a transformação do abandonado prédio da Caema em um centro cultural.

 Professora da disciplina de radio jornalismo, Nayane Brito, alunos e monitores que irão produzir as informações para a rádio. (Foto: Divulgação/Antônio Fabrício)
Professora da disciplina de radio jornalismo, Nayane Brito, alunos e monitores que irão produzir as informações para a rádio. (Foto: Divulgação/Antônio Fabrício)

Programação

Como estratégia para chamar ainda mais a atenção da comunidade, os estudantes anunciaram que pretendem lançar um concurso para a escolha do nome da “emissora”. Também, está na pauta da estreia, um debate entre alunos e comunidade sobre temas como saúde, educação, esporte e outras para alertar os moradores sobre temas do bairro.

Durante o percurso do projeto, serão oferecidas oficinas de como manusear uma rádio comunitária para que, após o término do plano, em dezembro deste ano, os moradores do bairro possam continuar com a rádio.

“A Caema é um bairro periférico com pouca visibilidade por parte do poder público e da mídia local. Então, o projeto nasce com esse objetivo: ampliar o conhecimento dos moradores e, durante o percurso, fazer com que a própria comunidade toque a rádio para frente”, ressaltou o estudante Lanna Luiza, contando, também, que há três voluntários, moradores do bairro, interessados em acompanhar os graduandos.

Rádio Comunitária da Caema

A programação para a rádio comunitária da Caema é um projeto institucional desenvolvido por alunos, professores e dois monitores da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) em parceria com membros da comunidade e o Programa Caema Ambiental, do Instituto de Projetos Educacionais e Sociais (PES) que cederam a estrutura da rádio para o funcionamento do projeto.

O instituto desenvolve ações desde 2002 nas áreas de educação, cultura, artes, defesa do meio ambiente, organização comunitária de trabalho e renda e prestação de serviços de relevância em Imperatriz, tendo como público-alvo a classe infanto-juvenil.

Em 2012, o Instituto apoiou projetos importantes, como a produção do S.O.S Caema, um curta-documentário realizado para incentivar a criação de espaços culturais no cenário imperatrizense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.