IMPERATRIZ – Um fim de tarde resumido a uma única palavra: sim! A tão sonhada oficialização da união para 429 casais em Imperatriz foi concretizada em mais uma edição do Casamento Comunitário, realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Recanto Universitário.
Antes de se iniciar a solenidade, os casais passaram por um momento dedicado a beleza, que foi oferecido pelo Cras e parceiros. As mulheres puderam fazer maquiagem, unhas e cabelo.
O primeiro casamento, realizado pela juíza Ana Paula Araújo, foi do mais velho dentre todos os casais. Os evangélicos Evaldo Barbosa, 78 anos, e Isabel Santana de Oliveira, 51, viviam juntos há 28 anos e agora resolveram selar a união.
Ana Paula Carvalho Brandão e Roger Brandão de Amorim formaram o casal mais novo. Foram três anos morando juntos, antes de decidirem oficializar o casamento, que foi realizado pelo juiz Genivaldo Pereira Silva.
O projeto Casamento Comunitário foi instituído há 15 anos pela Corregedoria Geral do Maranhão e tem como objetivo oficializar a união de casais carentes. Ao todo, mais de 30 mil casamentos já foram realizados em todo Estado.
“O poder judiciário deve estar presente nas ações que lhe são próprias para a celebração do casamento. Isso é um passo significativo para o exercício da cidadania”, afirmou o juiz Adolfo Pires. Para ele, o casamento comunitário é o símbolo da integração entre o poder judiciário e a comunidade.
Participaram do evento diversas autoridades do município. Dentre elas o diretor do Fórum da Imperatriz, Delvan Tavares, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro, e o prefeito Sebastião Madeira.
Saiba Mais
- Casamento Comunitário LGBTQIA+ acontece neste sábado (31)
- Encerram nesta quinta-feira (22) as inscrições para Casamento Comunitário LGBTQIA+ no Maranhão
- Inscrições para 2º casamento comunitário LGBTQIA+ são prorrogadas no Maranhão
- Casamentos comunitários gratuitos chegam a Olinda Nova, Raposa e Bacabal
- Coelho Neto e João Lisboa abrem inscrições para casamento comunitário
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.