Economia

Pirataria leva locadoras a fecharem as portas em ITZ

Quem ainda não faliu, utiliza estratégias para se manter no mercado.

Diego Sousa / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
Ex-empresário tenta vender os quase 1.800 exemplares de filmes.
Ex-empresário tenta vender os quase 1.800 exemplares de filmes. (Divulgação / Solano Santos )

IMPERATRIZ – A evolução da tecnologia vem tornando cada vez mais fácil a comercialização de materiais piratas pelos vendedores ambulantes. Além disso, a dificuldade em combater este tipo de crime tem prejudicado os donos de locadoras, muitos até fecharam as portas.

“A pirataria quebrou o mercado de forma geral, e está ficando cada vez mais difícil se manter”, relata Solano Santos. Há uma semana, o ex-empresário fechou definitivamente a locadora que tinha e começou a vender os exemplares de filmes em DVDs, discos em blu-ray e até jogos em PS3.

Solano conta que já mantinha a empresa há mais de 10 anos, mas, por conta da pirataria, teve que mudar de ramo. Enquanto tenta vender os quase 1.800 exemplares de filmes, o ex-empresário já decidiu que vai se dedicar apenas ao emprego que conseguiu numa imobiliária da cidade.

“A maioria das pessoas que vem comprando os filmes são colecionadores ou foram atraídos pelo baixo preço” conta Solano, que está ofertando os exemplares até pelas redes sociais.

Estratégia que deu certo

Enquanto a crise causa falências, a empresária Íris Fran Magalhães decidiu investir na locação de filmes literários para manter o negócio. “Assim que a pirataria começou, eu pensei logo nessa estratégia para manter a clientela. Muitos filmes indicados pelos professores em escolas e faculdades só são encontrados aqui”, garante.

Íris diz, ainda, que muitos são clientes porque gostam da locadora e não da pirataria. “Ninguém vai comprar um aparelho caro, como o blu-ray, e colocar o disco pirata”, conta a empresária que está no mercado há 18 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.