IMPERATRIZ - As urnas de 33º zona eleitoral de Imperatriz estão sendo vistoriadas e lacradas nesta terça-feira (21), na sede do Fórum Eleitoral Petrônio Gomes de Sá.
Segundo o Juiz Eleitoral, Marcelo Testa Baldochi, esse trabalho será feito em 193 urnas e pode durar o dia todo.
“Elas permanecerão em poder da Justiça Eleitoral até este sábado(25), quando serão deslocadas para as sessões, montadas e ligadas para ver se está tudo certo”, conta o juiz.
A expectativa é que nesse segundo turno o tempo de votação, na urna, seja menor do que no primeiro turno. “Por ser somente um ato, a tendência é que seja mais rápido”, completa Baldochi.
Segurança dia da eleição
As ações da Justiça Eleitoral, nesse período, também, contemplarão a segurança dos eleitores. Para isso, o juiz fala que a proposta é notificar a Secretaria de Urbanismo do município e a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), para que seja feita a interdição das vias de acesso aos locais de votação. A medida é para assegurar que não exista nenhum problema com os eleitores e pedestres.
O chefe da 33ª zona, José Sousa, relembra que, no dia 5 de outubro, quatro urnas tiveram que ser trocadas por causa das altas temperaturas.
“Elas operam normalmente até 20ºC, porém, no primeiro turno, as temperaturas chegaram a quase 40ºC. Isso afetou diretamente no processo de superaquecimento dos componentes eletrônicos”, justifica.
Segundo ele, os locais onde estavam essas urnas foram mapeados e será aplicada uma medida preventiva para que isso não aconteça novamente.
Para Sousa, a meta é reduzir em pelo menos meia hora o prazo para a divulgação do resultado, levando em consideração o tempo de contagem dos votos no primeiro turno.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.