Imperatriz

Simpósio discute desenvolvimento científico na UFMA

O evento foi realizado pela Núcleo de Pesquisas em Ciências Farmacêuticas e Química Analítica Aplicada (NUPFARQ).

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Divulgação / UFMA Imperatriz )

IMPERATRIZ – O segundo Simpósio do Núcleo de Pesquisas em Ciências Farmacêuticas e Química Analítica Aplicada (NUPFARQ) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Imperatriz, realizado desde quinta-feira (16), discutiu a popularização da Ciência para a promoção do desenvolvimento tecnológico no Maranhão.

Realizado no Campus Bom Jesus, o evento teve como objetivo promover a popularização da ciência para o desenvolvimento científico e tecnológico na região. Destinado a professores, pesquisadores, estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação, o evento assumiu a responsabilidade de provocar a discussão sobre as iniciativas das instituições de ensino superior.

O coordenador do simpósio, professor Paulo Roberto, explicou a importância que o evento tem para a ampliação da ciência em Imperatriz. “Vamos colocar em questão algo que precisa ser debatido, que é a questão da pesquisa na nossa região”, disse destacando que o evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Uma das palestras do evento foi ministrada pelo professor Pedro de Freitas Façanha, que abordou o tema “Espectroscopia Raman: fundamentos e aplicações”. Por meio dessa técnica, é possível realizar medidas dos materiais, tais como pressão, peso, tamanho.

A técnica pode ser aplicada na ciência forense, em análise de obras de arte, descobrir se há melanina no leite por acréscimo de água, para a caracterização de diversas substâncias.

Palestras e mesas-redondas sobre os projetos de pesquisas desenvolvidos pelos professores do Núcleo de Pesquisa foram apresentadas durante o evento, que foi encerrado nesta sexta-feira (17).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.