IMPERATRIZ – O Núcleo de Pesquisas em Ciências Farmacêuticas e Química Analítica Aplicada (NUPFARQ) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realiza, nos dias 16 e 17 deste mês, o segundo simpósio do Núcleo, no Campus Bom Jesus.
Destinado a professores, pesquisadores, estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação, o evento tem como tema a “Popularização da Ciência para a promoção do desenvolvimento social e tecnológico do Maranhão".
A programação conta com mesa redonda, palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos, além de ser alusivo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014.
“A proposta do simpósio é gerar uma discussão acerca das iniciativas de instituições de ensino superior e mobilizar a implantação de novos cursos de graduação e de mestrados na região, para aprimorarmos a qualificação no mercado", afirma o coordenador do evento, professor Paulo Roberto.
O simpósio também propõe o reconhecimento da ciência e tecnologia para o crescimento social, regional e do país, bem como a promoção da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.
Para o estudante de Enfermagem Fabrício Augusto Chaves, reitera a importância da iniciativa. “É uma oportunidade para expormos nossas atividades acadêmicas para a sociedade civil e de suma necessidade para respaldar os pesquisadores aqui de Imperatriz", destacou. Estudantes/pesquisadores das áreas das Ciências Humanas e Sociais, Saúde, Exatas e Tecnológicas podem participar do evento.
As inscrições podem ser feitas online, no endereço nupfarq@outlook.com, e no Campus Bom Jesus, no prédio de Unidade de Preparação e Caracterização de Materiais e Biocombustíveis. Para apresentações de trabalhos científicos o prazo é até 11 de outubro e para oficinas se estende ao dia 14.
NUPFARQ
Formado em 2009, o NUPFARQ é um grupo de pesquisa certificado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com 15 linhas de pesquisa, atua nas áreas da Química, Farmácia e Enfermagem.
O núcleo é composto por 22 professores das seguintes instituições: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Estadual Paulista de Araraquara (UNESP), Universidade Estadual Paulista de Bauru (UNESP), Universidade de Lisboa e Universidade do Porto, ambas de Portugal. Em Imperatriz, são 26 estudantes/pesquisadores.
Saiba Mais
- UFMA sedia o III Simpósio de Educação Especial e Inclusiva
- Região do Campus Avançado da UFMA em Imperatriz recebe policiamento militar
- Abertas as inscrições para cinco cursos EAD da UFMA em Imperatriz
- ITZ: estudantes realizam palestra sobre a importância da voz
- Projeto literário deve ser lançado nesta terça em Imperatriz
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.