IMPERATRIZ - A veiculação de propaganda eleitoral, por meio impresso, só era permitida até às 22h do dia anterior a votação. Mas a falta de respeito com a Lei e a população é tamanha, que alguns cabos eleitorais em Imperatriz, enquanto a maioria das pessoas dormiam, durante a madrugada deste domingo (5), despejaram milhares de santinhos de candidatos pelas as ruas cidade. O número de panfletos é muito maior, principalmente, nos locais de votação, próximo às escolas e faculdades.
A aposentada Maria Francisca Ribeiro, de 72 anos, acordou cedo, e foi varrer a sujeira na calçada de casa. Ela diz que condena esta prática.
“É muita sujeira. Os políticos só pensam neles, amanhecem o dia errando. Se der uma chuva todo este lixo vai parar no bueiro. Não acho certo, mas todos fazem infelizmente”, reclama a aposentada.
De acordo com o chefe de cartório, José Conceição Souza os eleitores devem ficar atentos com a distribuição de panfletos e santinho, evitando votar nestes candidatos que começam desrespeitando o que diz a lei.
“A fiscalização será intensificada e nós convidamos o eleitor para ajudar. O político começa errando antes mesmo de ser eleito, imagina depois, se for eleito e tomar posse, que cidadão reflita”, afirma o chefe de cartório.
José Conceição Souza, diz que segundo a legislação eleitoral esta pratica é crime. “A distribuição de santinhos durante a madrugada de domingo é crime, porque a propaganda eleitoral envolve distribuição de material impresso. É proibido esta ação de costume por alguns candidatos”, diz o chefe de cartório.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.