Greve dos professores

Professores, em greve, retomam manifestos em ITZ

Na noite ontem(26), grevistas queimaram caixão em frente à casa do prefeito.

Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51

IMPERATRIZ – Após realizar uma manifestação na noite dessa terça-feira (26), os servidores da educação de Imperatriz, em greve há quase quatro meses, retomaram o movimento e protestaram na manhã desta quarta-feira (27), em frente à Câmara Municipal, para tentar influenciar um acordo entre prefeitura e colaboradores da educação.

O integrante da diretoria do Steei, Antônio Gomes, disse que a manifestação, destacada pela queima de uma réplica de um caixão em frente à casa do prefeito, teve como principal motivo, alertar a população sobre a falta de compromisso do gestor com a educação.

“Esse ato veio mostrar, realmente, que a ação do prefeito com a educação é falha. Ele deixou essa situação chegar a quatro meses, e o ano letivo está comprometido e, pelo visto, quer vencer a categoria no cansaço, mas a categoria está firme e forte, e vamos até o final”, conta.

 A manifestação foi marcada pela queima de uma réplica de um caixão. (Foto: Divulgação)
A manifestação foi marcada pela queima de uma réplica de um caixão. (Foto: Divulgação)

De acordo com Antônio Gomes, na última reunião de conciliação, entre Steei, Ministério Público e prefeitura, a classe disse que aceitaria a contraproposta de 6%, mais retroativos e tíquete-alimentação de R$ 200 - abaixo do pedido no início da greve, que era de 13%, mais tíquete-alimentação de R$ 230.

“Nós, incialmente, pedimos 13% baseado no reajuste do ano. Baixamos para 6%, mas, mesmo assim, ele não compareceu à audiência e disse que vai esperar o parecer da Justiça do Trabalho sobre a ilegalidade da greve. Mas a Justiça já se manifestou e disse que não há abusividade”, detalha.

[e-s001]

A prefeitura informou à TV Mirante que uma reunião está marcada para a próxima terça-feira (3), em São Luís, para homologação do acordo entre Steei e o município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.