Prevenção

Bombeiros alertam sobre riscos de queimadas, em ITZ

A vegetação e o acúmulo de lixo são as principais causas de incêndio na cidade.

Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
O Corpo de Bombeiros alerta para o risco de queimadas. Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros.
O Corpo de Bombeiros alerta para o risco de queimadas. Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros. (undefined)

IMPERATRIZ – Com o intenso verão de agosto, as queimadas se multiplicam em Imperatriz, acinzentando nosso céu e aumentado o número de pessoas com queixas de problemas respiratórios.

Para tentar diminuir esses casos e ajudar no controle das queimadas, o Corpo de Bombeiros alerta sobre os riscos de atear fogo na vegetação e dica como procurar os órgãos responsáveis em caso de incêndio.

Para o tenente Gonçalves Dias, a vegetação seca e o acúmulo de lixo causam os principais focos de incêndios na cidade. Ela destaca que pequenos gestos podem influenciar para que haja um princípio de incêndio.

“A vegetação seca e o acúmulo de lixo propiciam o incêndio. A queimada pode acontecer espontaneamente ou criminalmente. Têm pessoas que jogam ponta de cigarro, fazem fogueira, queimam lixo; às vezes quer limpar o terreno, mas não tem tempo ou não quer avisar, vai lá e toca fogo. Isso acaba incomodando a vizinhança, e ajuda a ocasionar problemas de saúde”, ressalta o tenente.

Tenente Dias orienta que, caso seja preciso atear fogo em alguma, antes seja emitido um aviso às entidades responsáveis. Ele alerta que, caso algum foco de incêndio seja especificado como inapropriado, o proprietário estará sujeito à multa e até reclusão.

“É orientado que antes da queimada procurar o bombeiro, o Ibama e a Secretaria do Meio Ambiente. Pode procurar um dos órgãos. Caso seja identificado um foco de incêndio inapropriado, pode ser aplicada multa ou até pena de reclusão”, detalhou o tenente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.