MARANHÃO – Uma comissão técnica formada por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), do Conselho Estadual de Saúde (CES-MA), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems) e da Organização Pan-americana de Saúde no Brasil (OPAS) participa, em São Luis, de uma oficina regional para avaliação do Programa Mais Médicos.
O evento, organizado pelo Ministério da Saúde (MS), ocorre até sexta-feira (30), no auditório do Hotel Veleiros. A oficina tem como objetivo principal discutir, com as comissões técnicas da Bahia, Ceará e Paraíba, o andamento e o fortalecimento do programa, averiguando as dificuldades encontradas e os resultados atingidos até agora.
De acordo com a coordenadora do Mais Médicos no Maranhão, Isabel Macedo, são discutidas questões específicas mediante particularidades vividas pelo programa. Segundo ela, o Maranhão anseia por uma ampliação e maior autonomia quanto à distribuição dos profissionais do programa.
"Nós defendemos que o debate sobre a qualidade do programa passe por este eixo de interação, otimizando o envio dos médicos em uma visão regional e única baseada na vivência prática e conhecimento técnico da nossa realidade", comentou Isabel.
Quanto à ampliação do programa, a coordenadora acrescenta que 48 dos 217 municípios maranhenses não aderiram logo de início e, hoje, esperam por uma oportunidade.
Desde que começou a ser desenvolvido, o programa enviou, aproximadamente, 600 profissionais para o Maranhão, em sua maioria médicos cubanos que foram destacados para 167 cidades.
Saiba Mais
- Mais Médicos: 63 profissionais começam a atuar em municípios do Maranhão e no DSEI
- Mais Médicos: quase 1,5 mil selecionados começam a partir desta quarta
- Maranhão recebe 187 novos profissionais do Mais Médicos
- Cerca de 1,6 mil municípios vão receber profissionais selecionados em último edital
- Mais Médicos: 3.173 profissionais começam a atuar na assistência à população
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.