MARANHÃO - O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, está em Paris, onde participa da 82ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O evento marca o reconhecimento internacional da ampliação da zona livre de febre aftosa com vacinação no Brasil, abrangendo os estados do Maranhão, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
Representando a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, o secretário Cláudio Azevedo destacou, durante o evento, a importância do reconhecimento internacional da nova classificação sanitária. “Foi uma grande luta para trazer a pecuária do Maranhão até esse momento histórico em que o grande mercado, finalmente, se abre para a economia maranhense”, comemorou o secretário.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, destacou o potencial da pecuária na nova área reconhecida como zona livre. Os oito estados que serão certificados durante a assembleia possuem um rebanho de 23 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos, dos quais 33% – cerca de 7,6 milhões – estão em propriedades maranhenses.
O ministro também ressaltou a liderança do Maranhão durante todo o processo de ampliação da zona livre de febre aftosa. “Nosso estado precisava dessa certificação há décadas, e não podíamos deixar mais essa oportunidade passar. Temos um rebanho eminentemente de corte, com grande potencial comercial. Só precisávamos de abertura comercial. Agora que conseguimos, a pecuária maranhense, em poucos anos, será uma das maiores do setor em poucos anos”, disse Cláudio Azevedo.
Integram ainda a comitiva maranhense os presidentes da Federação da Agricultura do Maranhão (Faema), José Hilton Coelho; do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec), Oswaldo Serra; e do Instituto do Agronegócio do Maranhão (Inagro), José de Jesus Athayde.
Nesta segunda-feira (26), às 19h, na sede da Embaixada do Brasil na França, membros da OIE entregarão certificado simbólico aos estados da nova área zona livre de febre aftosa. O certificado oficial será entregue ao ministro Neri Geller na próxima quinta-feira (29), durante a plenária.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.