Meio Ambiente

MP convoca audiência pública sobre compensação ambiental em ITZ

A audiência será dia 26 na Câmara de Vereadores.

Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
(undefined)

IMPERATRIZ – A 3ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Meio Ambiente e Educação e o Conselho Municipal de Meio Ambiente realizam uma audiência pública no próximo dia 26 deste mês, às 9h, na Câmara Municipal.

A pauta do evento será a discussão sobre os recursos de compensação ambiental da empresa Suzano Papel e Celulose destinados a Imperatriz que foram enviados ao Parque Estadual de Mirador, distante mais de 350 km do município..

De acordo com o promotor Jadison Cirqueira, o montante de mais de R$ 10 milhões depositados no Fundo da Câmara de Compensação Ambiental do Estado do Maranhão devem ser investidos em Imperatriz, visto que de acordo com a Lei 9.985, os valores repassados pelas empresas para compensação ambiental devem ser utilizados para recuperar a área diretamente atingida pelo impacto.

“Queremos pedir o apoio da sociedade civil organizada e do Poder Público para que esses recursos voltem para Imperatriz. Aqui é o local dos impactos da obra, seja na criação de uma Unidade de Conservação, seja para estudo sobre a criação do Sistema Municipal de Unidade de Conservação, seja para cumprir a finalidade da lei de unidade de conservação”, explica o promotor.

O promotor explica, ainda, que a cidade conta com áreas de preservação ambiental, onde os recursos podem ser investidos. “Temos áreas de babaçus, áreas próximas ao rio que é possível ser feito um estudo multidisciplinar, com vários profissionais para que esse recurso seja aplicado”, finaliza.

Para a audiência estão convidados representantes da indústria, do Commam, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e sociedade civil organizada. A audiência será presidida pela presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Ivanice Cândido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.