Vacinação

Gripe: MS prorroga vacinação e crianças devem tomar 2ª dose

Em ITZ, entre os grupos prioritários, só os idosos atingiram a meta de 80%.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
(Reprodução TV Mirante)

IMPERATRIZ - Para ampliar o número de pessoas protegidas, o Ministério da Saúde (MS) prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe. Em Imperatriz, entre os grupos considerados prioritários, apenas os idosos atingiram a meta proposta pelo MS, com 80% de vacinação.

A vacina contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B) continua disponível nos postos de saúde da cidade. O município recebeu 23 mil doses quando iniciou a campanha. Esta semana, a coordenação de imunização recebeu mais 30 mil doses porque as crianças de seis meses a menores de cinco anos precisam repetir a imunização, após 30 dias da aplicação da primeira dose.

A vacina é segura e evita o agravamento da doença, internações e, até mesmo, óbitos por influenza. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Alerta

Todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem se dirigir aos postos de saúde com o cartão de vacinação. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar também prescrição médica no ato da vacinação. Aqueles pacientes que já fazem parte de programas de controle das doenças crônicas do SUS, devem se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receber a vacina.

Prevenção

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são algumas das medidas de prevenção. Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.