Justiça

Telejudiciário foi acionado mais de 8 mil vezes no primeiro trimestre

Divulgação / Assessoria TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
(Divulgação / Assessoria )

MARANHÃO – O serviço telefônico gratuito do judiciário (Telejudiciário) registrou 8.464 mil atendimentos nos primeiros três meses deste ano. O número corresponde a cerca de 25% do total de ligações recebidas no ano de 2013, quando foram atendidos 34.359 chamados.

Nos último trimestre, o serviço foi acionado por mais de seis mil pessoas interessadas em informações sobre o Poder Judiciário, além de consultas às movimentações processuais, plantões, casamentos comunitários, correições, sessões do tribunal do júri, agendamento de audiências de conciliação e outras 42 opções disponíveis.

A central recebe ainda reclamações, denúncias e solicitações sobre a conduta de servidores, juízes e serventuários e ações do Poder Judiciário, como também sugestões e críticas para melhoria das atividades jurisdicionais. As demandas são encaminhadas à Ouvidoria e aos setores responsáveis que averiguam as questões apresentadas.

O serviço também orienta o cidadão sobre como ingressar com uma ação na justiça, tipos de processos, documentação necessária e os órgãos competentes para receber e julgar ações. Uma equipe de 17 atendentes, um supervisor e três auxiliares se revezam para não interromper o funcionamento do setor.

Em média, são atendidas, pelo Telejudicário no número 0800-707 1581, três mil ligações por mês e mais de 40 mil ao ano, distribuídas num leque de 42 serviços diferenciados. A média diária do trimestre é de 143 atendimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.