BRASÍLIA – Balanço divulgado nessa sexta-feira (14) pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça, mostra que a Campanha do Desarmamento recolheu 649.250 armas nos últimos dez anos, de acordo com registros até o último dia 9.
O balanço não discrimina, porém, a distribuição territorial dos recolhimentos nos anos anteriores. Mostra números por Estado apenas deste ano. A unidade da federação com o maior número de armas devolvidas foi São Paulo (1.116), seguido de Pernambuco (501) e Rio Grande do Sul (288). O revólver foi o armamento mais devolvido (1.288). Depois, vêm espingarda (554) e carabina (166).
Roraima foi o Estado com menos armamentos devolvidos no período, apenas três, enquanto Tocantins, Acre e Alagoas entregaram sete armas, cada.
O cidadão que quiser entregar armas ou munições, pode se dirigir a um dos 2.127 postos de recolhimento distribuídos pelo país. Os postos funcionam em 1.115 delegacias de Polícia Civil, 744 batalhões da Polícia Militar, 127 pontos da Polícia Federal, 64 da Polícia Rodoviária Federal, 48 da Guarda Municipal, cinco do Corpo de Bombeiros e 24 da sociedade civil.
Saiba Mais
- Lula pediu a Dino para fechar "quase todos" os clubes de tiro do Brasil
- Ministério confirma mais de 70 mil armas já recadastradas
- Estatuto do Desarmamento não diminuiu mortes no país, diz juiz
- Depois de 12 anos em vigor, Estatuto do Desarmamento pode ser revogado
- Estatuto do Desarmamento poderá sofrer alterações
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.