IMPERATRIZ – O governo federal disponibilizou para o Maranhão a abertura de 444 vagas de cursos profissionalizantes desenvolvidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec-Campo). O Programa está ofertando outras 21.713 vagas de cursos diversos, distribuídos em 130 municípios do Estado, somente no primeiro semestre deste ano.
Segundo o superintendente de capacitação para o mercado de trabalho da Sedes, Jair Sousa, os cursos de educação profissional e tecnológica ofertados pelo Pronatec-Campo têm como objetivo fortalecer a agricultura no país, por meio da oferta de educação profissional para os mais diferentes públicos do meio rural. O público-alvo beneficiário do programa são agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, assalariados e assentados da reforma agrária.
Atualmente, 205 municípios maranhenses estão habilitados junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para executarem o Pronatec. Entre os cursos que serão oferecidos pelo Pronatec-Campo, no Maranhão, Auxiliar Técnico de Agropecuária, Horticultor Orgânico, Agricultor Familiar, Fruticultor, Suinocultor, Avicultor, entre outros.
Para obter informações sobre os cursos técnicos do Pronatec, os interessados podem procurar os CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social do município e a Sedes.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.