IMPERATRIZ – Amor, solidariedade ao próximo e reflexão sobre a vida são algumas características marcantes do espírito de Natal, comemorado no dia 25 de dezembro. Uma das datas mais lembradas pelas pessoas, que, para na visão da Igreja Católica, vai além de uma data festiva.
Para o bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana, o Natal tem um significado especial e precisa ser celebrado com muito amor e compaixão.
“Para todos os cristãos, o Natal, é a recordação e a celebração do nascimento de Jesus Cristo, o nosso salvador. Significa o acolhimento do menino santo filho de Deus. Então, quando celebramos a data, estamos abrindo a nossa casa para que ele possa nascer e viver em nossa vidas,” ressalta.
Dom Gilberto lembra que, no Natal, a pessoa fundamental não é o Papai-Noel e nem os presentes.
“O ator principal do Natal é Jesus, o prometido, o anunciado. Acredito que aquele católico que é engajado, já tem consciência da data, celebra o Natal dentro de uma perspectiva maior, como verdadeiro cristão. Quem não entende o verdadeiro sentido da data, faz uma confraternização com os amigos, troca presentes, ceia, até beber bebe, e ficar o dia juntos”, explica o bispo.
O religioso acrescentou, ainda, sua visão sobre a celebração do Natal pelos jovens.
“A partir da Jornada Mundial da Juventude, os jovens estão engajados nas comunidades e muitos deles aproveitam este momento para encenar diversos personagens que fizeram parte da cena do nascimento de Jesus,”.
Natal na igreja
O bispo Dom Gilberto Pastana chama alerta que o Natal precisa ser celebrado na igreja junto com a família. “É preciso assistir a Santa Missa, fazer uma boa comunhão, visitar o presépio e fazer uma meditação”.
Dom Gilberto acrescenta, ainda, sobre a importância da união entre as famílias, que estão em desarmonia, irmãos que não se falam, filhos e pais que não se visitam. A recomedação do bispo é a reconciliação.
“É importante a reconciliação, faça uma pequena visita, rezem juntos, leiam juntos uma passagem bíblica que narra o nascimento de Jesus, reflitam sobre a palavra e, depois, façam uma ceia, mas sem esquecer, também, que tem muitas pessoas que não têm o que comer neste Natal, momento propício à solidariedade”, ressalta.
Saiba Mais
- Vendas de Natal em ITZ crescem acima da média nacional
- Vendas para o Natal crescem 2,7% em todo o país, revela indicador
- Bancos funcionam normalmente a partir desta quinta-feira
- Nutricionista dá dicas para aproveitar as sobras da ceia de Natal
- "Deixemos que nosso coração se comova com Deus", diz Papa Francisco
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.