Agenda Ambiental

Agenda ambiental na administração pública deve ser instalada em ITZ

A previsão de assinatura do termo com Ministério do Meio Ambiente é para maio de 2014.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

IMPERATRIZ – Em janeiro de 2014 a Prefeitura de Imperatriz deve formar o comitê gestor da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), com previsão para maio a assinatura do termo de adesão a agenda com o Ministério do Meio Ambiente. A3P tem como finalidade inserir a gestão socioambiental sustentável às atividades administrativas e operacionais no campo governamental.

Os eixos da A3P são: coleta seletiva, educação ambiental, licitações sustentáveis e o uso racional dos recursos naturais. Com isso, o objetivo é sempre buscar a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Um dos princípios do documento é a inclusão dos créditos ambientais na operacionalização da administração pública.

De acordo com a Gerente da A3P do Ministério do Meio Ambiente, Ana Carla de Almeida, “Não é possível promover o desenvolvimento sustentável e as transformações sociais sem o engajamento dos municípios. A iniciativa de Imperatriz - MA de aderir à Agenda A3P é um indicativo de mudança e compromisso”, disse.

Esta semana, a assessora de projetos especiais da prefeitura e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Ivanice Candido, participou do curso do Ministério do Meio Ambiente realizado no em Fortaleza (CE) sobre a sustentabilidade na administração pública. Capacitação que vai ajudar no processo de instalação da A3P na cidade. Algumas ações que fazem parte da agenda, como a utilização de papeis reciclados, economia de água e energia, entrega de toners e cartuchos de tintas inservíveis para o fabricante, além da coleta seletiva com participação dos catadores, já vem sendo desenvolvidas em Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.