Saúde

Simpósio discute prevenção do câncer na Região Tocantina

O evento será realizado neste sábado (7), na Associação Médica de Imperatriz.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

IMPERATRIZ – Mais de vinte especialistas em tratamento de câncer irão participar do I Simpósio de Câncer na Região Tocantina. O evento será realizado neste sábado (7), na Associação Médica de Imperatriz, a partir das 8h. Contará, ainda, com a participação de convidados especiais como a do presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Dr.º Leonaldson Castro e do presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Piauí, Dr.º Sabas Vieira.

De acordo com radioncologista de Imperatriz, Ricardo Nakamure, o Simpósio busca discutir sobre a prevenção e o tratamento da doença na região. “O objetivo principal é difundir o conhecimento sobre o câncer, tratamentos e prevenções desta doença, que aflige milhares de pessoas no Brasil, sendo a segunda causa de morte atualmente no país. Vamos discutir como funciona a rede oncológica aqui de Imperatriz”, afirma.

Ricardo Nakamure, informou, também, que no ano que vem, segundo o Instituo Nacional de Câncer (Inca), estimam-se, que serão diagnosticados 554 mil casos novos da doença. “Os de mais incidências são o de colo e de útero, mama, próstata, estômago, entre outros”, explica.

Entre os principais avanços da região, o médico, destacou, a Unidade de Tratamento Oncológica, entregue pelo ministro da saúde Alexandre Padilha, na última na quinta-feira (21). “O ônibus especial, terá a capacidade de realizar mais de 7 mil exames por mês, de prevenção ao câncer, além d eoutro procedimentos. Esse é um passo muito importante, de levar estes exames para mais próximo da população”, afirma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.