campanha câncer de pele

Campanha de combate ao câncer de pele mobiliza médicos em ITZ

Seis médicos vão realizar palestras e atendimento a pacientes na Associação Médica.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

IMPERATRIZ – Uma Campanha Nacional de alerta ao câncer de pele, um dos maiores em incidência no Brasil, será realizada neste sábado (30), no auditório da Associação Médica de Imperatriz. Seis dermatologistas trabalharão como voluntários, atendendo pacientes das 8h às 14h. A proposta é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Os médicos vão, ainda, ministrar palestras e distribuir panfletos informativos sobre a doença.

De acordo com o médico Antônio Regis de Albuquerque Junior, a campanha é realizada anualmente e envolve cerca de 4 mil profissionais voluntários. “Teremos três salas disponíveis para atendimento e três para procedimentos. Serão preenchidas fichas dos pacientes ao término das palestras. Os que suspeitarem que tem alguma lesão que possa ser um câncer de pele, vão ser encaminhados para receber atendimento médico gratuito e fazer uma biopsia se necessário. Confirmado o caso, o paciente será tratado”, afirma.

O dermatologista informou, ainda, que os médicos vão se reversar entre as palestras e o atendimento. “Vamos nos dividir, enquanto uns estarão dando palestra, os demais estarão realizando atendimento clínico. Nós, voluntários da Sociedade Brasileira de Dermatologia, vamos transmitir o maior recurso do ser humano, o conhecimento. Afim de informar a população como evitar e tratar o câncer de pele, com maior incidência mundial, principalmente, aqui no Brasil”, reforça.

Dados local

Segundo Antônio Regis Junior, na campanha do ano passado os dados diagnosticados em Imperatriz ultrapassaram os de São Luís. “Nós conseguimos a cada ano examinar um número maior que na capital. Em 2012, atendemos 111 pacientes, e foram detectados 20% com câncer, número maior que a nacional que foi de 13,4%. Em São Luís, foram examinados 89 pacientes, sendo 12% de positividade”, explica.

Dados Nacional

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 140 mil novos casos da doença devem ser registrados este ano no País. Até hoje, 450 mil pessoas já foram atendidas pela campanha, realizada há 14 anos e considerada pelo Guiness Book como a maior campanha médica no mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.