Audiência Pública

Audiência discute fraudes em empréstimos consignados

O evento será nesta quinta-feira (21).

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

IMPERATRIZ - A concessão de crédito direto ao consumidor idoso será discutida em audiência pública nesta quinta-feira (21), às 8h30, no auditório da Faculdade Atenas Maranhense (FAMA) em Imperatriz. O evento é uma organização do Ministério Público, por meio da promotoria do Idoso.

Segundo a promotora, Aline Matos, a audiência busca refletir o endividamento de idosos, fato que tem preocupado o MP. “Não é um problema apenas local e sim nacional. As vezes o idoso contrata sem ter a noção de que a dívida vai refletir no final no mês. Os idosos são muitas vezes induzidos abrir um conta corrente sem necessidade e isso acaba repercutindo no orçamento. Tudo isso é resultado da falta de informação. O idoso merece respeito e as famílias precisam ficar atentas”, afirmou.

Estarão presentes no evento o titular da promotoria do Consumidor, um delegado da Polícia Federal e técnicos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), para tirar dúvidas dos participantes e dá dicas de como proceder no caso de empréstimos consignados a idosos, com e sem autorização.

De acordo com Aline Matos, o empréstimo consignado é uma modalidade onde as parcelas vem descontadas diretamente na folha de pagamento do cliente. “Esse tipo de empréstimo é legal, mas o que vem ocorrendo, principalmente, com os aposentados é um abuso por parte de bancos e correspondentes bancários, que muitas vezes chegam a induzir o idoso a fazer o empréstimo ou até mesmo a realização do procedimento sem que o aposentado tenha conhecimento”, destacou a promotora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.