IMPERATRIZ – Com início das primeiras chuvas, aumenta a preocupação de casos de dengue no município. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos de dengue geralmente, se intensifica no período que vai de janeiro a abril. Mas, para evitar a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, é necessário a prevenção realizada o ano todo pelos agentes de Endemias.
Os agentes realizam, diariamente, vistorias em várias residências situados nos bairros de Imperatriz. O cuidado é com acúmulo de água em recipientes, em que pode haver a reprodução do mosquito. Por dia, cada trabalhador visita de 25 a 30 residênciais.
O esforço ao combate à dengue é contínuo, mas é preciso o empenho da população nas ações que podem impedir novos focos do mosquito transmissor da doença. O resultado de uma amostragem rápida realizada no fim de outubro revelou que o índice de infestação chega a 1,8%, quando o aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1%. Somente este ano, já foram notificados 245 casos de dengue.
Além do trabalho de campo, uma equipe de educação realiza palestras nas escolas, nas associações de bairros, empresas. Outro fator que contribui para o aumento do número de casos é a falta de acesso às residências, principalmente no centro da cidade.
Saiba Mais
- Apenas 22% dos adolescentes no Maranhão receberam 2ª dose da vacina contra a dengue
- Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano
- Brasil ultrapassa marca de 5 mil mortes por dengue
- Brasil se aproxima de 5 mil mortes por dengue em 2024
- Com doses próximas do vencimento, Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.