Religiosidade

Lançada a programação do DNJ na Diocese de Imperatriz

Cerca de dois mil jovens devem participar do evento nos dias 16 e 17 de novembro.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

IMPERATRIZ – São aguardados cerca de dois mil jovens para o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que terá programação especial na cidade de Imperatriz, nos dias 16 e 17 de novembro. O lançamento oficial do evento foi nesta quarta-feira (6) na Paróquia Cristo Salvador. A proposta é reunir vários grupos de jovens da diocese a fim de promover o protagonismo juvenil.

[e-s001]

Para o bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana diz que a cada ano os jovens refletem uma temática, este ano o tema a ser discutido é “Jovem: levante-se, seja fermento!”, com o objetivo de chamar a juventude à missão.

“O tema é escolhido a partir de um levantamento feito com a juventude. Este ano queremos desafiar a jovens para a missão. Tivemos a Jornada Mundial da Juventude e o jovem é convidado a levar uma mensagem de paz, solidariedade, aqueles que estão fora da igreja. Esta edição não será apenas mais edição do evento queremos além de fazer a troca de experiências, incentivar os jovens a ser protagonista em suas comunidades de origem,” afirma o bispo.

A foto em que Isabel Pereira dos Santos aparece de braço levantado e mão em punho, durante a caminhada que denunciava o extermínio de jovens durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), foi a escolhida para estampar o cartaz regional do DNJ. Ela é considerada uma ‘pejoteira’, termo designado para definir os jovens da Pastoral da Juventude, e já participa pela quinta vez das comemorações do DNJ. “É uma alegria celebrar este momento dedicado à juventude. Os DNJs são sempre muito bons. É um momento ímpar que junta toda a juventude para questionar a participação dos jovens na sociedade, é dia muito importante para todos nós,” lembra a jovem.

 Lançamento da programação do DNJ na Diocese de Imperatriz(Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)
Lançamento da programação do DNJ na Diocese de Imperatriz(Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

O padre da Paróquia Cristo Salvador, Francisco Rodrigues diz que é uma alegria imensa acolher os jovens na comunidade. “É uma vivencia de evangelização onde a juventude reflita sobre a mensagem de amor, alegria e animo”.

Este ano o evento, será partilhado também com outros movimentos juvenis da Igreja como: Comunidade da Aliança da Sagrada Família (CASP) e a Renovação Carismática Católica (RCC). As caravanas de Itinga, Buritirana, Açailândia, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios e outras como da Diocese de Carolina confirmaram participação no DNJ.

Segundo o coordenador da Pastoral da Juventude, Hilderlson Alves, o objetivo do DNJ, é propor um caminho missionário para os jovens da igreja e várias caravanas da região vão participar do evento.

A programação começa às 9h do sábado (16), com a celebração da santa missa pelo o bispo Dom Gilberto Pastana. Os jovens vão ficar em vigília durante a noite toda e no domingo (17), e uma caminhada pelas principais ruas da cidade refletindo sobre a temática, ‘Extermínio de Jovens’, com paradas em alguns pontos estratégicos da cidade, a fim de denunciar a violência vivenciada pela juventude. Como encerramento uma missa será presidida na catedral de Fatima.

DNJ

O Dia Nacional da Juventude é celebrado há 28 anos pelas dioceses de todo Brasil. Trata-se de um momento em que toda juventude se encontra para festejar, mostrar seus costumes, suas tradições, seus talentos, há também oportunidade para formação, troca de informações, confraternização e unidade de uma juventude sadia e disposta a construir um mundo melhor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.